Na recuperação arquitetónica e paisagística do Monverde Wine Experience Hotel demos prioridade e destaque a materiais sustentáveis e tradicionais. Recuperamos as pre-existências e construímos novas. Consciencializamos os nossos clientes para reduzir o consumo de água, de plástico descartável (não utilizamos palhinhas de plástico) e para a reutilização das toalhas. Promovemos Green stays junto dos nossos hóspedes.
Uma atitude sustentável também passa por incluir os fornecedores e entidades nacionais e locais na experiência turística por forma a contribuir para o desenvolvimento da economia.
Por isso, desenvolvemos parcerias com produtores e agricultores locais e garantimos que a grande maioria dos produtos usados é de origem regional e local. Desta forma podemos dar ainda mais autenticidade ao receituário gastronómico que promovemos no Restaurante Monverde.
O próprio conceito farm to table do nosso restaurante é uma expressão tangível deste compromisso – aos nossos clientes servimos ingredientes da melhor qualidade, com origem em produtores locais e na produção biológica da horta do Resort.
A nossa equipa de Colaboradores é maioritariamente da região e mantemos a equipa todo o ano.
Em 45ha, temos apenas 4500m2 de construção recuperada e nova espalhada pela Propriedade, o que representa um índice de construção 9.14%!
Na nossa horta existem ervas aromáticas, especiarias e legumes, é desenvolvida com técnicas tradicionais e recorrendo aos conselhos de alguns elementos da nossa comunidade que nos ajudam ao partilhar o seu conhecimento. A horta fornece a nossa cozinha está também acessível aos nossos hóspedes.
O nosso pequeno-almoço inclui variedade de produtos endógenos e caseiros.
A granola e os doces caseiros que servimos no pequeno-almoço são feitos na nossa cozinha e o sumo de laranja natural, cerca de 20%, tem origem no pomar.
A reciclagem é também um tema de grande importância para o Monverde. Todo o lixo e óleos alimentares são reciclados e temos uma unidade de compostagem caseira que permite a obtenção de um substrato – através da transformação de resíduos orgânicos, juntamente com aparas de jardim – para aplicação hortícola.
Cumprimos princípios de redução, garantindo a minimização do impacto no ecossistema, e planos de consumo de energia e de gestão de resíduos por forma a diminuir a poluição através da reciclagem. Utilizamos, sempre que possível, materiais locais e duradouros nos quartos e em todas as outras instalações.
Criámos trilhos pedestres na Propriedade por onde os nossos hóspedes são convidados a caminhar e a sentir a Natureza em estado puro.
Temos várias zonas de picnic.
Promovemos a biodiversidade e estudos de alterações climáticas em parceria com as Entidades Locais.
Estamos a recuperar o bosque junto ao rio e com acesso a zina de Picnic onde se podem observar a fauna e Flora da Propriedade e a aplicar reflorestação com espécies autóctones.
Temos uma charca para aproveitamento das águas da chuva e por forma a fazer uma melhor gestão hídrica na Propriedade.
Os nossos hóspedes recebem diversas propostas de actividades na Propriedade e fora com parceiros locais.
Temos uma mini loja onde vendemos produtos e doces de origem local.
Integramos várias redes de turismo sustentável, como as Casas Brancas, a Rota Vicentina e o Transformational Travel Council.
O Monverde tem vindo a implementar gradualmente um conjunto de ações com vista à redução de resíduos desde logo na fonte, incentivando os nossos parceiros e colaboradores a adoptar práticas como a utilização, entre outras, do uso de embalagens reutilizáveis (vidro e metal).
Monverde tem devidamente implementado um sistema de separação de resíduos em diferentes categorias como papel, plástico, vidro e resíduos orgânicos. Isso facilita a reciclagem e garante que os materiais são encaminhados para os processos adequados. No que respeita aos resíduos produzidos é garantida a respetiva separação seletiva e posterior encaminhamento para um operador de gestão de resíduos autorizado. Neste sentido, são disponibilizados diferentes contentores de separação seletiva que incluem uma sinalética informativa em todas as áreas do Monverde.
Dispomos também de uma pequena área de compostagem para resíduos orgânicos, como restos de alimentos e de jardinagem, não só para reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros, mas também para gerar composto que é utilizado para fertilizar áreas ajardinadas, a horta biológica e a vinha plantada. Também nesta vertente, promovemos ao longo do ano várias acções de formação e sensibilização junto dos nossos colaboradores sobre a importância da reciclagem e da gestão correcta de resíduos e colocamos sinalética clara sobre como descartar corretamente os resíduos em várias zonas da propriedade.