Sustentabilidade

EU Ecolabel label

“O Sistema de Rótulo Ecológico da União Europeia é um instrumento de natureza voluntária que visa reduzir o impacto negativo da produção e do consumo no ambiente, saúde, clima e recursos naturais, promovendo produtos com um nível elevado de desempenho ambiental.”
Fonte: DGAE

O Monverde Wine Experience Hotel, um lugar de inegável vinho de beleza, está comprometido em agir com total respeito à natureza e minimizar os impactos ambientais.

Ciente da escassez de recursos naturais produzidos em quantidades limitadas e dos ritmos da natureza, e de alguns casos que poderiam ter sido esgotados, o Monverde pretende destacar o rótulo ecológico da UE, refletindo sua preocupação com os problemas ambientais e energéticos, e reivindica solidariedade e responsabilidade para com as gerações futuras.

Ecolabel

Umas férias para a mente e para a alma

Nada supera a sensação de antecipação no início das férias… imaginar uma praia: o calor do sol na pele, o quente da areia entre os dedos dos pós. Sentir-se a flutuar na água fresca do mar e secar-se na brisa suave. Puro êxtase.

… Ou cercado por montanhas cobertas de neve. O vento nos cabelos numa descida de esqui. Chalés aconchegantes e comida saudável. No verão, trilhos de tirar o fôlego na natureza intocada.

Tempos felizes. Mas cada vez mais pessoas querem ter certeza de que o seu prazer não acarreta um alto custo para o ambiente. Essa é a verdadeira paz de espírito. Esse é o relaxamento total.

O rótulo ecológico da UE para alojamentos turísticos permite-lhe relaxar com total confiança. Garante que o local onde está hospedado respeita mais de 20 critérios para reduzir o impacto ambiental.
Isso inclui medidas para limitar as alterações climáticas. Os alojamentos que tenham conseguido o rótulo ecológico da EU, como é exemplo o Monverde Wine Experience Hotel, informam os hóspedes sobre opções sustentáveis para chegarem até lá e para se deslocarem nas proximidades. De bicicleta, de carros elétrico ou nos autocarros locais, poderá desfrutar da viagem sem se preocupar com o impacto sobre o ambiente.

Optar por alojamentos com eficiência energética é mais uma boa maneira de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Os alojamentos com o rótulo ecológico da UE economizam até 50% de energia recorrendo a lâmpadas e aparelhos mais eficientes. Os sistemas de aquecimento e refrigeração promovem uma utilização circular dos recursos, tornando-os também mais eficientes em termos energéticos.
A abordagem circular estende-se também à economia da água. É um recurso precioso em resorts turísticos e em destinos insulares. Esses alojamentos com visão de futuro introduziram pequenas mudanças que fazem uma grande diferença, como instalar torneiras, sanitários e chuveiros mais eficientes, reciclar a água da chuva e reutilizar as toalhas. Portanto, a única água em que tem de pensar é a do mar, ou a do gelo na sua bebida.

Não há razão para esquecer os bons hábitos de casa quando estiver de férias, como lembrar-se de reduzir o desperdício. Os turistas produzem 4,8 milhões de toneladas de resíduos por ano. O que é ótimo nos alojamentos com rótulo ecológico da UE é que a prevenção de resíduos é completa. Não há embalagens descartáveis, talheres de uso único ou lençóis usados uma só vez. Há também menos desperdício de alimentos.
Estes lugares facilitam a separação do lixo, para que os plásticos sejam reciclados, não estragando as vinhas, as montanhas ou praias ou prejudicando a vida marinha.
Relaxe, você merece uma pausa. E não é bom deixar o planeta Terra relaxar também?

Saiba mais sobre o rótulo ecológico europeu.

Manifesto do Turista Responsável

Viajar é CONHECER outros meios de viver, de ser e estar no mundo.
É ENTENDER que o nosso planeta é tão finito como imenso, que o ser humano é tão idêntico e tão diferente.
É RESPEITAR essa diferença e viver-la, torná-la nossa e PRESERVAR a sua existência tal e qual como ela é.
É PARTILHAR com os que se encontram connosco, com os brevemente partirão e com os que conhecemos dentro do nosso trajeto.
Porque viajar é isso mesmo: VIVER.

Monverde-Biosphere