Para garantir a eficiência energética dos edifícios, usamos materiais naturais como aglomerado de cortiça expandida e madeira de pinho termo-modificada. O tratamento térmico confere à madeira uma coloração de tom quente e mais escuro. No processo de produção da madeira, não são utilizados compostos químicos que produzam um efeito nocivo no meio ambiente, nem é aplicada qualquer substância na madeira durante o tratamento.
A ausência total de compostos químicos preserva a beleza natural da madeira, que foram utilizados no revestimento exterior dos edifícios para isolamento térmico. A madeira também foi utilizada no interior, reforçando o isolamento térmico. As janelas de todos os edifícios são em caixilharia de aço corten com sistema de corte térmico e vidros duplos, com classificação energética A+.
Dispomos ainda de painéis solares que garantem hoje 45% de todas as necessidades da propriedade e quando o aquecimento das águas está garantido, a energia dos painéis solares é redirecionada para o aquecimento da água da piscina interior. Usamos ainda bombas de calor, de elevada eficiência energética, para aquecimento da piscina interior, restaurante e zona de colaboradores. As máquinas de lavar e frigoríficos foram escolhidos pela elevada eficiência energética e estão instalados sistemas de controlo para aquecimento, ventilação e ar condicionado que são inspecionados trimestralmente.
Questões como a temperatura padrão para arrefecimento e aquecimento do hotel e do restaurante numa constante de 18°C, a iluminação dos halls de entrada e dos corredores com sensores de movimento, toda a iluminação da propriedade ser fornecida por tecnologia LED ou todos os quartos e suites serem equipados com um cartão-chave que desliga a iluminação e os eletrodomésticos quando os hóspedes saem do quarto, são medidas que contribuem muito positivamente para a gestão do consumo de energia.